Manter o equipamento limpo é um EXCELENTE negócio!

Pistolas de pintura a pó sofrem desgaste com o uso, pois a tinta pó é abrasiva e desgasta os componentes, pensando nisso as pistolas de pintura da Adaltecno possuem peças de desgaste, que protegem componentes fundamentais para o funcionamento do equipamento, veja a seguir como substitui-los e manter seu equipamento em dia.  

 

Cuidados ao desmontar

As peças da pistola são, em sua maioria, feitas de um plástico de engenharia resistente ao desgaste, porém as roscas dos componentes não podem ser muito apertadas pois podem espanar.

Desmontar

  • Desconectar a pistola do painel.
  • Limpar a pistola com um bico de ar comprimido para tirar o excesso de pó. (retirar a mangueira de tinta da câmara  ejetora)
  • Desmontar a ponta da pistola conforme a imagem ao lado.

 

Limpeza

A limpeza da pistola deve ser feita primeiramente com ar comprimido e um pano seco, após isso usa-se um solvente volátil para a limpeza de sujeiras mais difíceis. Evite usar água pois a umidade é prejudicial para a tinta e pode conduzir a alta tensão para locais indesejados.  

 

Montagem

Ao montar algumas peças devem ser inspecionadas:

Dispersor:
Localizado na ponta da pistola, o dispersor é responsável por abrir o leque de tinta, existem vários tamanhos de dispersores, cada um faz um leque de tinta diferente.

Eletrodo:
O eletrodo é o famoso “araminho” ou “molinha” na frente da pistola ele deve ser limpa periodicamente e trocada quando necessário.

Bucha do tubo AT:
Essa peça protege o tubo por onde passa o cabo de alta tensão, não trocar essa bucha pode causar danos no tubo de alta tensão ocasionando choques ao operador e possível queima do equipamento.

Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossos técnicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *